Social Icons

facebookgoogle plusrss feedemail

Pages

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Shekiná (Shekinah) – A origem e seu significado


         
         É muito comum hoje em dia escutarmos de Pregadores, Cantores, Pastores e Missionários utilizando está palavra, mas será que realmente conhecemos o seu significado desta expressão?.
         A palavra Shekiná (Shekinah) não aparece na Bíblia Sagrada, sendo uma palavra derivada da raiz hebraica -נ -כ- ש (sh-k-n), cujo significado é "habitar", "fazer morada”.
         A  expressão Shekiná (Shekinah), uma idéia concreta, aparece somente na literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel.
Há ainda outras definições que surgiram através de teólogos com o passar do  tempo, como Shekiná (Shekinah) sendo a “Manifestação visível da Glória de Deus”, como, por exemplo, na nuvem que ocultava sua glória (Nm. 16:42), a qual guiou os israelitas, cobriu o Sinai (Êx. 13:21, 22; 19:9, 16, 18), baixou na dedicação do tabernáculo, descansou sobre ele no deserto, penetrando-o (Êx. 40:34-38), pousou sobre o propiciatório (Lv. 16:2; 2 Sm. 6:2), apareceu na dedicação do templo de Salomão (1 Rs. 8:10, 11) etc. Na Tipologia cristã, a SHEKINAH anunciava a encarnação de Jesus, o Filho de Deus (Jo. 1:14; Hb. 1:3).


Autor: Gustavo Pereira dos Santos

Um comentário:

  1. nossa que lindo sei blog parabéns quem fez seu layout? estou te seguindo gostaria que me seguisse tbm ok fica na paz.

    ResponderExcluir

 
Blogger Templates